ENSINO GLOBALIZADO DO 1º E 2º ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL I FASE

No 1º e 2º anos do Ensino Fundamental – I Fase, a prioridade é a formação integral do educando no processo de Alfabetização, o qual exerce o papel de protagonista na construção do conhecimento científico. Parte-se do conceito de Currículo sob a perspectiva do desenvolvimento humano, por duas molas mestras: a humanização e a aprendizagem. O Currículo da escola está integrado nas Áreas do Conhecimento: Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas, desenvolvidas pelos Componentes Curriculares dentro de um ensino globalizado, vivenciando Competências, Habilidades, Atitudes, Valores e Espiritualidade no Ciclo da Alfabetização, permeando as Aprendizagens Essenciais. A ênfase do processo de Alfabetização no 1º e no 2º ano é dada nas áreas da Linguagem e da Matemática. O educador é o mediador no desenvolvimento das habilidades cognitivas e socioemocionais. O educando aprende pelo seu desenvolvimento biológico e as suas conquistas culturais. O ato de aprender sob o enfoque interdisciplinar envolve a memória, a consciência e a emoção. Neste processo, a prática pedagógica envolve o desenvolvimento da observação, da escrita, da leitura, da decodificação, da compreensão e do raciocínio lógico, desenvolvendo no educando a autonomia no seu crescimento individual para a aprendizagem no contexto coletivo.

Segundo Maria Montessori, o educando é alfabetizado pela unicidade do SER, ou seja, ele se desenvolve como um todo integrado: corpo, alma e espírito. A alfabetização é um processo concreto e permanente num ambiente organizado que fale com o educando, ou seja, que o permita interagir, explorar esse ambiente e construa as suas aprendizagens.

ENSINO GLOBALIZADO DO 3º AO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL I FASE – 2021

O Processo Pedagógico envolve as 10 Competências Gerais da BNCC nas diferentes Áreas do Conhecimento: Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas, dando sequência ao processo da e Alfabetização e Letramento e integrando os Componentes Curriculares na construção do conhecimento científico. O educando vivencia competências, habilidades, atitudes, valores e espiritualidade, ampliando os aprendizados já adquiridos e relacionando-os com a vida em sociedade para a formação de um cidadão universal.

No 3º, 4º e 5º ano do Ensino Fundamental – I Fase, a prioridade é a formação integral do educando, o qual exerce o papel de protagonista na construção do conhecimento. Parte-se, assim, do conceito de Currículo sob a perspectiva do desenvolvimento humano, por duas molas mestras: a humanização e a aprendizagem.

O educador é o mediador no desenvolvimento das habilidades cognitivas e socioemocionais. O educando aprende pelo seu desenvolvimento biológico e as conquistas culturais. O ato de aprender sob o enfoque interdisciplinar envolve a memória, a consciência e a emoção. A estes três somam-se outros que são mediadores da ação humana através da exploração do sete sentidos, através de experiências concretas e o equilíbrio entre o cognitivo e socioemocional. Neste processo, a prática pedagógica envolve o desenvolvimento da observação, da leitura de mundo, do domínio da linguagem, do trabalho de forma colaborativa, do desenvolvimento da pesquisa, do desenvolvimento do raciocínio lógico, a construção da argumentação e da autorregulação para seu desenvolvimento individual e para a aprendizagem no contexto coletivo.

INFRAESTRUTURA ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS

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