Berçário
Os três primeiros anos de vida da criança são os amis importantes para o seu desenvolvimento. Nessa fase todas as vivências experimentais terão grande influência em sua vida, servindo como fundamento para todo o processo educacional. A criança é um ser singular e a educação tem um compromisso com a sua formação e seu desenvolvimento global nas dimensões intelectuais, físicas, afetiva, social, ética, moral e socioemocional. São trabalhadas atividades que estimulem a troca de vivências, autonomia e a independência das crianças bem pequenas.
Desta forma, a prática educativa diária alia o cuidar e o Educar. O brincar aparece como fio condutor de todo a construção de conhecimentos, assegurando os direitos de aprendizagens e desenvolvimento da Educação Infantil, segundo os Quatro Pilares da Educação e os Campos de Experiências apresentados pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC): O eu o outro e o nós; Traços, sons, cores e formas; Escuta, fala, pensamento e imaginação; Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações.
Desta forma o documento define as aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica, do qual apresenta os Direitos de Aprendizagens e Desenvolvimento na Educação Infantil: conviver, brincar, participar, explorar, expressar e conhecer-se que vem ao encontro aos eixos estruturantes. Os direitos focam assegurados por meio de experiências sensoriais que acontecem diariamente através das brincadeiras e interações com seus pares.
Berçário A
Berçário B
Maternal
ROTINA PEDAGÓGICA
O Berçário tem como objetivo o desenvolvimento integral do bebê, na sua dimensão cognitiva e socioemocional, por meio da estimulação sensorial com base nos seis sentidos: visão, audição, olfato, paladar, tato e movimento. Tais sentidos são aguçados tendo como fio condutor os eixos estruturantes das práticas pedagógicas: interações e brincadeiras, presentes nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (DCNEI).
A Base Nacional Comum Curricular, documento de caráter normativo que define as aprendizagens essenciais que todos os educandos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica, apresenta os Direitos de aprendizagem e desenvolvimento na Educação Infantil: conviver, brincar, participar, explorar, expressar e conhecer-se que vem ao encontro dos eixos estruturantes. Desta forma, os direitos ficam assegurados por meio de experiências sensoriais que acontecem diariamente através das brincadeiras e das interações com seus pares e adultos próximos. Essas práticas vinculam o cuidar e educar como algo indissociável no processo educativo.
A Escola reconhece a criança como protagonista do seu conhecimento e a auxilia na conquista de seu desenvolvimento propondo experiências que enriqueçam suas aprendizagens. Por isso, organizamos uma Rotina Pedagógica que parte dos eixos estruturantes da DCNEI, contempla os seis sentidos, garante os direitos de aprendizagens presentes na BNCC e os campos de experiências: “O eu, o outro e o nós; Corpo, gestos e movimentos; Traços, sons, cores e formas; Escuta, fala, pensamento e imaginação; Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações, considerando um melhor aproveitamento e utilização dos espaços dentro da escola.