Berçário

A primeira etapa! Os três primeiros anos de vida da criança são os mais importantes para o seu desenvolvimento. Nessa fase, todas as vivências experimentadas terão grande influência em sua vida, servindo como fundamento para todo o processo educacional. O educando é considerado um ser singular e a Educação tem um compromisso com a sua formação e seu desenvolvimento global nas dimensões intelectual, física, afetiva, social, ética, moral e socioemocional.

Desta forma, aliamos em nossa prática diária o Cuidar e o Educar, favorecendo o desenvolvimento de competências que assegurem a formação do ser humano de forma justa e inclusiva. Nesse contexto, o brincar aparece como fio condutor de toda a caminhada pedagógica, assegurando os direitos de aprendizagem e desenvolvimento da Educação Infantil segundo os Quatro pilares da Educação e os Campos de Experiências apresentados na Base Nacional Comum Curricular: O eu, o outro e o nós; Traços, sons, cores e formas; Escuta, fala, pensamento e imaginação, espaços, tempos, quantidades, relações e transformações.

ROTINA PEDAGÓGICA

O Berçário tem como objetivo o desenvolvimento integral do bebê, na sua dimensão cognitiva e socioemocional, por meio da estimulação sensorial com base nos seis sentidos: visão, audição, olfato, paladar, tato e movimento. Tais sentidos são aguçados tendo como fio condutor os eixos estruturantes das práticas pedagógicas: interações e brincadeiras, presentes nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (DCNEI).

A Base Nacional Comum Curricular, documento de caráter normativo que define as aprendizagens essenciais que todos os educandos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica, apresenta os Direitos de aprendizagem e desenvolvimento na Educação Infantil: conviver, brincar, participar, explorar, expressar e conhecer-se que vem ao encontro dos eixos estruturantes. Desta forma, os direitos ficam assegurados por meio de experiências sensoriais que acontecem diariamente através das brincadeiras e das interações com seus pares e adultos próximos. Essas práticas vinculam o cuidar e educar como algo indissociável no processo educativo.

A Escola reconhece a criança como protagonista do seu conhecimento e a auxilia na conquista de seu desenvolvimento propondo experiências que enriqueçam suas aprendizagens. Por isso, organizamos uma Rotina Pedagógica que parte dos eixos estruturantes da DCNEI, contempla os seis sentidos, garante os direitos de aprendizagens presentes na BNCC e os campos de experiências: “O eu, o outro e o nós; Corpo, gestos e movimentos; Traços, sons, cores e formas; Escuta, fala, pensamento e imaginação; Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações, considerando um melhor aproveitamento e utilização dos espaços dentro da escola.

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