A educação Infantil é a primeira etapa da Educação Básica, cuja finalidade é o desenvolvimento integral da criança, favorecendo a socialização, a leitura de mundo, através do lúdico, do movimento, das artes, da linguagem oral e escrita, da matemática, da natureza e sociedade, além de possibilitar a criação, a imaginação e a fantasia, fortalecendo a formação pessoal, social e a construção da identidade e autonomia.

DSCN5959DSCN5954

A criança é vista como sujeito, nas relações que com ela estabelecemos, e que ela tem desejos, ideias, opiniões, capacidade de decidir, de criar, de inventar, que se manifestam desde cedo, nos seus movimentos, nas suas expressões, no seu olhar, nas suas vocalizações, na sua fala.

20150910165658

A educação Infantil é um espaço de acesso aos conhecimentos formais, que permitem novas formas de pensamento e comportamento, dando continuidade ao processo de humanização, de interações que as crianças estabelecem no seu dia a dia com a natureza, com os vários sujeitos do seu meio, vivenciando práticas diversas, em que elas se apropriam, de maneira informal, dos conhecimentos inerentes a essas vivências.

DSCN8503 DSCN8518 DSCN8535

A criança aprende através do concreto, mobilizando as áreas cognitiva, afetiva, psicomotora, criando conceitos e dando significado as suas aprendizagens.

123 1234

Por meio do brincar a criança constrói sua compreensão de mundo, aprimora a capacidade de socialização, de extração com ela mesma e com o outro e de utilização e experimentação de regras e diferentes papeis sociais.

123 1234

Pelo movimento e tato ela desenvolve noções de tempo, espaço, equilíbrio, fundamentais para a alfabetização. A liberdade de criação do desenho e do movimento, permitem a ela fazer novas conexões no seu cérebro, importantes para a apropriação da linguagem oral e escrita e pela música e a arte a criança desenvolve a imaginação e a criatividade.

 1234       123