Educação Infantil

Os dois grandes eixos – Interações e Brincadeira – abordados na DCNEI e na BNCC são fundamentais para o desenvolvimento das experiências e na construção do conhecimento na aprendizagem da criança. O processo pedagógico parte da criança, assegurado pelos Direitos de Aprendizagem: brincar, conviver, participar, explorar, expressar e conhecer-se, e pelas Dez Competências Gerais da BNCC, envolvendo os Objetivos de Aprendizagem.

O fazer pedagógico desenvolvido na escola assegura os Direitos de Aprendizagem, para a formação integral da criança, envolvendo o seu desenvolvimento e autoconhecimento, criação do senso crítico e a visão de mundo. Parte-se de duas grandes molas mestras: a Humanização e a Aprendizagem. A criança é estimulada diariamente por desafios, levantamento de hipóteses, histórias, práticas, de diferentes formas, estimulando sua criatividade, fazendo com que a criança crie, reinvente, tenha boa percepção e visão, assegurando seus Direitos de:

  • Conviver: oportunidade de se autoconhecer e conhecer o outro, pelas relações, e aprender a lidar com as diferenças, interagindo, brincando individualmente e em pequenos grupos, nos diferentes ambientes pedagógicos e experiências propostas na escola.
  • Brincar: o lúdico faz parte da rotina do fazer pedagógico, desenvolvendo três aspectos essenciais: criatividade, emoção e imaginação. Pelas brincadeiras, a criança pode observar, manipular os objetos, investigar, explorar o seu entorno, levantar hipóteses buscando respostas às suas curiosidades e indagações.
  • Participar: todas as crianças são envolvidas nas atividades propostas, com critérios pedagógicos definidos pela faixa etária e suas necessidades, oportunizando a todos a equidade.
  • Explorar: explorar e aprofundar faz parte da rotina das crianças através de um ensino concreto e globalizado perpassando pelos diferentes Campos de Experiência.
  • Expressar: a criança é a protagonista da sua expressividade, pelas suas ações, estimuladas pelas diferentes linguagens, através da exploração dos Sete Sentidos.
  • Conhecer-se: o início do seu reconhecimento e autoconhecimento com um SER criança de forma singular, com suas particularidades e suas necessidades, para se conhecer e conviver no coletivo, respeitando as diferenças e aprender a empatia, se socializa com seus pares e aprende a interagir de forma clara e objetiva, através do observar, ouvir, falar, expressar e a dialogar.
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