Colégio Scalabriniano Medianeira
Colégio Scalabriniano Medianeira
Voltar

NOSSA HISTÓRIA

“Eu era migrante e você me acolheu” (Mt 25,35);

João Batista Scalabrini

Fundador

  • Scalabriniano é o adjetivo que caracteriza aquele que se dispõem a interpelar por migrantes, a desenvolver e intermediar os valores da acolhida.

    Segunda metade do século IXX

    João Batista Scalabrini, “Pai dos Migrantes” e fundador da Congregação das Irmãs Missionárias de São Carlos Borromeo – Scalabrinianas, trabalhava nas frentes políticas, sociais e religiosas para produzir leis de proteção aos direitos dos migrantes. Scalabrini empenhou-se por uma verdadeira educação orientada por seus escritos, suas cartas pastorais, suas conferências, seu testemunho de vida.

CO-FUNDADORES

José Marchetti

José Marchetti

  • Missionário Externo da Congregação de Missionários de São Carlos Borromeo, iniciando sua missão acompanhando os emigrantes nas longas e difíceis travessias do oceano. Cuidava dos migrantes alimentando-os e educando-os. Padre Marchetti era amável, alegre, comunicativo, inteligente e incansável na sua missão.

    8 de Julho de 2016

    Suas virtudes heroicas foram decretadas pelo Papa

Maria Assunta Carolina Marchetti

Maria Assunta Carolina Marchetti

  • Missionária de São Carlos Borromeo - Scalabrinianas, viveu sempre de forma humilde, e agiu com misericórdia, compaixão e caridade pelos emigrantes e pessoas necessitadas. Assunta viveu as virtudes da fé, da esperança e da caridade em plenitude.

    25 de Outubro de 2014

    Proclamada com o título de Mãe dos Órfãos e Migrantes em São Paulo, onde viveu a maior parte da sua vida missionária entre órfãos e migrantes.

Educação Scalabriana

“Promover uma educação de excelência na diversidade, formando pessoas comprometidas com a cidadania universal, fundamentada nos valores cristãos”.

Como educador, Scalabrini “esforçou-se por descobrir uma metodologia que amadurecesse de forma humana e cristã aos estudantes.”

É necessário reconhecer que as contribuições de Scalabrini, por meio de sua ação e palavras, são fundamentais para a reflexão e prática no contexto educativo. Para ele, a educação á é um o processo global e integral: “compreende o corpo e o espírito, o coração, os afetos, a fantasia, a vontade juntamente com a inteligência”. (Congregações Scalabrinianas, 1989, p.256) A educação Scalabriniana está, portanto, pautada no carisma legado à Congregação pelo bem-aventurado João Batista Scalabrini, nos ensinamentos da igreja e na legislação brasileira atual que normatiza e orienta a educação no país. A preocupação com a melhoria da qualidade da educação para todos e com processos educativos pautados nos valores humanos e cristãos constitui um dos diferenciais das escolas scalabrinianas.

Educação Scalabriana

Missão

Promover uma educação de excelência na sua diversidade, formando pessoas comprometidas com a cidadania universal, fundamentada nos valores cristãos.

Visão

Ser referência em educação e na acolhida personalizada.

Valores

Acolhida; Itinerância; Comunhão na diversidade; Esperança e a Solidariedade.