Colégio Scalabriniano Medianeira
Colégio Scalabriniano Medianeira
Voltar

NOTÍCIAS

Postado em 08 de março de 2019

Primeira Instituição de Ensino do município a implantar um Sistema de Energia Solar

Primeira Instituição de Ensino do município a implantar um Sistema de Energia Solar

Energia Renovável

Colégio Scalabriniano Medianeira - Primeira Instituição de Ensino do município a implantar um Sistema de Energia Solar

A energia solar é o recurso natural mais abundante recebido pela Terra e é aproveitada em diferentes níveis. Segundo o Atlas Solar do RS, a energia fotovoltaica em particular está em franco desenvolvimento no mundo.

O tema abordado vem de encontro com o projeto de Sustentabilidade – Você faz a Diferença!, que o colégio desenvolve há mais de dez anos com todos os educandos da Educação Infantil ao Ensino Médio e a palestra proferida pelo professor Tiago Cassol Severo, Coordenador do Núcleo de Apoio ao Ensino da Física - NAEF/UCS – CARVI – Bento Gonçalves e Coordenador do GT Energia, Petróleo e Gás do APL MMeA da Serra Gaúcha, serviu para que os estudantes se motivassem ainda mais com o tema.

O Colégio Scalabriniano Medianeira mostra que a instituição está atualizada com os parâmetros de sustentabi­lidade e economia instalando painéis solares.

Com isso, o colégio conseguiu reduções em seu consumo e direcionará maiores investimentos na instituição. Foram instalados 140 módulos de 2 m² totalizando 45.5 kw h/p gerando uma economia aproximada de 5.000 kw/mês. O sistema promove 100% da energia consumida pela instituição e foi instalado em parceria com a empresa Multi Aquecimento e Energia Ltda. Estes equipamentos tem uma vida útil estimada acima de 30 anos para os módulos.

O Rio Grande do Sul se apresenta como segundo colocado em potência fotovoltaica instalada e terceiro em número de sistemas instalados. Em nosso estado a energia solar vem crescendo de forma rápida nos últimos cinco anos.