Colégio Scalabriniano Medianeira
Colégio Scalabriniano Medianeira
Voltar

NOTÍCIAS

Postado em 04 de setembro de 2019

Educação através de VALORES!

Educação através de VALORES!

Educação através de VALORES!

Assim, como no tempo de Scalabrini, atualmente a fecundação recíproca das culturas concretizada por meio da migração nos solicita a vivência de valores que se traduzem em compromisso e testemunho de acolhida, itinerância, comunhão na diversidade, esperança e solidariedade, pilares da espiritualidade scalabriniana.

 

    • A acolhida, um dos principais valores scalabrinianos, significa amor e cuidado por meio da aceitação e do diálogo com outras culturas e visões de mundo. Fundamenta-se em DEUS PAI, acolhimento para participar do projeto do amor do Pai.

    • A itinerância, ligada ao comportamento de sair de si mesmo e explica-se pelo mistério pascal de DEUS FILHO: Jesus emigrou ao Pai, assumiu como hebreu toda a realidade humana e histórica. Esse valor nos mostra que devemos sair e ir ao encontro do outro, do migrante e de toda pessoa que encontrarmos pelo caminho.

    • E a comunhão na diversidade, que significa criar espaço a novas perspectivas de diálogo intercultural. Na nossa fé, é DEUS ESPÍRITO, que faz acontecer a comunhão, para acolher a nova criação do espírito, como no evento de Pentecostes, símbolo do encontro dos povos (Atos, 2, 1-12) e na vivencia da unidade, conforme o apóstolo São Paulo na sua expressão “somos muitos membros, mas um só corpo” (Romanos 12, 4-5).

Nossa instituição de ensino busca acolher o outro, procura sair de si mesma; um lugar onde direção, coordenação, educadores, educandos, funcionários e famílias podem encontrar e compreender o mundo diferente que cada indivíduo traz e é. Enriquecidos pela presença do outro, onde todos poderão crescer e se desenvolver em comunhão.

 

TAGS:

Valores