Colégio Scalabriniano Medianeira
Colégio Scalabriniano Medianeira
Voltar

NOTÍCIAS

Postado em 22 de setembro de 2021

Como as famílias podem ajudar na escolha profissional dos seus filhos?

Como as famílias podem ajudar na escolha profissional dos seus filhos?

A escolha profissional é, sem dúvida, uma das decisões mais importantes na vida de jovens e adultos. E é justamente por esta importância que ela pode deixar de ser prazerosa e passar a ser um peso. Para que isso não aconteça, tanto a escola como a família, devem ser pontos convergentes neste processo de tomada de decisão.

A Metodologia OPEE está presente nas escolas de todo Brasil com o Projeto de Vida e Atitude Empreendedora, em que crianças, adolescentes e jovens aprendem que a escolha profissional também faz parte do seu Projeto de Vida e neste caminho de descobertas alguns temas são importantes: autoconhecimento, escolha profissional, mercado de trabalho, atitude empreendedora, educação financeira e métodos de estudo. São caminhos que geram maior autonomia, maturidade e felicidade pautada em valores.

Neste cenário fica a pergunta: como as famílias podem ajudar na escolha profissional dos seus filhos? Em 2019, a empresa Teenager, especialista em escolha profissional, fez uma pesquisa sobre a influência das pessoas na hora da escolha da profissão pelos jovens e concluiu que os pais exercem um papel fundamental neste momento.

Veja o quadro abaixo:

As famílias devem ficar sempre atentas e engajadas na vida dos seus filhos e, na escolha profissional, influenciar não significa fazer a escolha da profissão pelos filhos, mas cumprir este papel de apoiador.

William Damon, autor do livro “O que o jovem quer da vida”, ressalta atitudes que as famílias podem adotar para favorecer a construção dos projetos e ideias para o futuro dos jovens, e essas mesmas atitudes podem ser repassadas como dicas para auxiliar na escolha profissional:

– Perceba com atenção a centelha e, depois, atice as chamas: praticar a arte de conversar, formulando boas perguntas e prestando atenção nas respostas. Exemplos de perguntas: o que você considera mais importante em sua vida? Por que você se importa com essas coisas? Você tem algum objetivo a longo prazo? Por que esses objetivos são importantes para você? Conhecer os filhos, significa conhecer os seus sonhos.

– Tire partido de oportunidades simples para iniciar um diálogo: solicitar a opinião dos filhos é uma boa maneira de construir o hábito de ouvir e prepara a família para perceber os primeiros indícios de uma escolha profissional.

– Seja receptivo e apoie as centelhas de interesse: aceitar os interesses dos filhos pode ser difícil quando ele busca uma profissão que não é do agrado da família. Contudo, quando a família fica atenta às oportunidades e apoia a escolha profissional dos filhos, eles sentem-se encorajados a construir o seu Projeto de Vida e sobretudo, sentem-se amados.

– Fale sobre o seu propósito e o significado que encontra no seu trabalho: compartilhar seus objetivos e o seu entendimento de Projeto de Vida, mesmo depois de um dia cansativo de trabalho, é bom tanto para você, como para os filhos, pois desta forma todos aprendem juntos o que é a vida e como lidar com as escolhas.

– Transmita a sabedoria sobre o lado prático da vida: os pais devem conversar com seus filhos sobre como atingir objetivos no mundo real, especialmente no mundo do trabalho. É surpreendente como tantas pessoas de sucesso relatam ter aprendido o segredo na profissão com a família.

– Apresente seus filhos a potenciais mentores: os pais devem permitir aos seus filhos encontrar com outros adultos capazes de despertar neles interesses e como trilhar o caminho da escolha profissional.

– Encoraje uma atitude empreendedora: quando verbalizada pelos pais com frequência suficiente, na verdade como uma espécie de mantra, uma simples frase de quatro palavras é o suficiente para transmitir a mensagem fundamental com relação aos grandes desafios: “Você pode fazer isso”, e mais: “Você pode escolher essa profissão”. Atitude empreendedora é a capacidade de empreender a própria vida e tornar-se protagonista dela.

– Alimente uma postura otimista: Gerar uma visão positiva da vida e das escolhas que fazemos diariamente, vai ajudar a família a fortalecer os filhos no processo de amadurecimento e escolha da profissão. Para comunicar atitudes positivas, os pais devem expressá-las regularmente, afinal, os filhos registram tudo o que os pais falam e fazem.

– Inspire a responsabilidade dos alunos: os pais devem ensinar aos filhos o princípio básico: “tudo o que você faz neste mundo conta”, a verdade é que fazemos diferença na vida das pessoas, tanto para o bem, como para o mal. A escolha da profissão é uma forma de contribuir por meio da sua marca pessoal para uma sociedade mais fraterna, justa e feliz.

E como a Metodologia OPEE pode contribuir no engajamento da família na escolha profissional dos filhos?

Sessão Família em Ação: no próprio livro do aluno, uma sessão exclusiva para ser trabalhada em família. Projeto de Vida em Família: todos os anos um presente em forma de livro é pensado para ajudar as famílias nos diversos desafios na educação dos filhos e na construção do Projeto de Vida.

Aplicativo Escola para Pais: é um APP para as famílias que auxilia na escolha profissional e na educação dos filhos, com diversos conteúdos interessantes: vídeos, entrevistas, podcasts, dicas e contribuições de especialistas multidisciplinares e mais.

A parceria entre família e escola é fundamental no processo da escolha profissional.  Empatia, entusiasmo e diálogo são estratégias que devem ser adotadas nestes dois ambientes e são capazes de orientar para as escolhas profissionais, resumindo o que conversamos até agora.

Texto: Francisco Costa