Colégio Scalabriniano Medianeira
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NÍVEIS

Educação infantil

Quando se fala em desenvolvimento da criança na educação infantil, as brincadeiras e as interações fazem parte do cotidiano escolar. Considerada a primeira etapa da educação básica, representa a primeira experiência de socialização da criança fora do contexto familiar.

Segundo a Base Nacional Comum Curricular, esta etapa deve garantir seis grandes direitos de aprendizagens às crianças, para que possam desempenhar um papel ativo na construção dos seus conhecimentos: conviver, brincar, participar, explorar, expressar, conhecer, por meio de vivências, onde a aprendizagem é uma consequência do desafio, da criação, das experiências.

O trabalho pedagógico vivenciado na educação infantil encoraja as crianças a serem investigativas, curiosas, criativas, comunicativas, capazes de lidarem com seus próprios sentimentos, valorizando o conhecimento que trazem consigo, as diferentes culturas, e que saibam trabalhar em equipe, colaborar, solucionar pequenos problemas, preparando-as para esta nova sociedade, desenvolvendo habilidades e competências cognitivas e socioemocionais do século XXI. 

Todas as ações na Educação Infantil são marcadas pela intencionalidade entre o educar e o cuidar, bem como práticas pedagógicas significativas e que tenham profunda relação com a vida cotidiana da criança.

Psicomotricidade

Psicomotricidade

Laboratório educativo para crianças, com material proveniente da Alemanha. A educação do corpo se dá na sua globalidade, com exercícios práticos.

Segurança

Segurança

Play Ground com piso emborrachado, para proteção da criança. Segurança na entrada e saída da escola com profissional.

Valores

Valores

Desde cedo moldando a personalidade da criança, ensinando valores de respeito, acolhida e aprendendo a conviver com as diferenças.

Conheça a Esita

Berçário

A primeira etapa! Os três primeiros anos de vida da criança são os mais importantes para o seu desenvolvimento. Nessa fase, todas as vivências experimentadas terão grande influência em sua vida, servindo como fundamento para todo o processo educacional. O educando é considerado um ser singular e a Educação tem um compromisso com a sua formação e seu desenvolvimento global nas dimensões intelectual, física, afetiva, social, ética, moral e socioemocional. Desta forma, aliamos em nossa prática diária o Cuidar e o Educar, favorecendo o desenvolvimento de competências que assegurem a formação do ser humano de forma justa e inclusiva. Nesse contexto, o brincar aparece como fio condutor de toda a caminhada pedagógica, assegurando os direitos de aprendizagem e desenvolvimento da Educação Infantil segundo os Quatro pilares da Educação e os Campos de Experiências apresentados na Base Nacional Comum Curricular: O eu, o outro e o nós; Traços, sons, cores e formas; Escuta, fala, pensamento e imaginação, espaços, tempos, quantidades, relações e transformações.