Colégio Scalabriniano Medianeira
Colégio Scalabriniano Medianeira
Voltar

NÍVEIS

Educação infantil

Quando se fala em desenvolvimento da criança na educação infantil, as brincadeiras e as interações fazem parte do cotidiano escolar. Considerada a primeira etapa da educação básica, representa a primeira experiência de socialização da criança fora do contexto familiar.

Segundo a Base Nacional Comum Curricular, esta etapa deve garantir seis grandes direitos de aprendizagens às crianças, para que possam desempenhar um papel ativo na construção dos seus conhecimentos: conviver, brincar, participar, explorar, expressar, conhecer, por meio de vivências, onde a aprendizagem é uma consequência do desafio, da criação, das experiências.

O trabalho pedagógico vivenciado na educação infantil encoraja as crianças a serem investigativas, curiosas, criativas, comunicativas, capazes de lidarem com seus próprios sentimentos, valorizando o conhecimento que trazem consigo, as diferentes culturas, e que saibam trabalhar em equipe, colaborar, solucionar pequenos problemas, preparando-as para esta nova sociedade, desenvolvendo habilidades e competências cognitivas e socioemocionais do século XXI. 

Todas as ações na Educação Infantil são marcadas pela intencionalidade entre o educar e o cuidar, bem como práticas pedagógicas significativas e que tenham profunda relação com a vida cotidiana da criança.

Psicomotricidade

Psicomotricidade

Laboratório educativo para crianças, com material proveniente da Alemanha. A educação do corpo se dá na sua globalidade, com exercícios práticos.

Segurança

Segurança

Play Ground com piso emborrachado, para proteção da criança. Segurança na entrada e saída da escola com profissional.

Valores

Valores

Desde cedo moldando a personalidade da criança, ensinando valores de respeito, acolhida e aprendendo a conviver com as diferenças.

Conheça a Esita