• A constituição social e única do sujeito: o indivíduo se constitui como tal a partir de suas interações sociais nos múltiplos ambientes dos quais participa.
  • O caráter ativo do sujeito: enfrentar os desafios do cotidiano depende de como o sujeito, com suas características, vivencia essas experiências.
  • O papel do outro no desenvolvimento: o caráter social e cultural do desenvolvimento humano destaca fundamentalmente a complexidade da relação com o outro na constituição do sujeito.
  • A unidade de cognição e afeto: Os processos cognitivos e os processos afetivo-motivacionais existem nas diferentes formas de expressão da subjetividade humana, formando verdadeiras unidades cognitivo-afetivas que caracterizam os sentidos subjetivos
  • Múltiplas inteligências: As cinco mentes para o futuro – (Howard Gardner) – “As mentes disciplinada, sintetizadora, criadora, respeitosa e ética são suportes indispensáveis para o desenvolvimento de uma habilidade analítica e crítica”.

“A ciência nunca poderá constituir uma educação suficiente, nunca poderá dizer o que fazer em sala de aula ou no trabalho, por quê? O que você faz como gestor ou pesquisador deve ser determinado por seu próprio sistema de valores, nem a ciência, nem a tecnologia tem tal sistema embutido”. (Howard Gardner)