ÁREAS DO CONHECIMENTO DO ENSINO MÉDIO

O Processo Pedagógico envolve as 10 Competências Gerais da BNCC nas diferentes Áreas do Conhecimento: Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas, dando sequência ao Processo Pedagógico e integrando os diferentes Componentes Curriculares na construção do Conhecimento Científico. O educando vivencia competências, habilidades, atitudes, valores e espiritualidade, ampliando os aprendizados já adquiridos e relacionando-os com a vida em sociedade.

“A educação existe para proporcionar aquisição de instrumentos que possibilitem o acesso ao saber elaborado (ciência), bem como o próprio acesso aos rendimentos desse saber” (SAVIANI, 1986, p.9).

O Ensino Médio é a última etapa do Ensino Básico no desenvolvimento do educando como ser humano em todas as suas dimensões: intelectual, física, emocional, social e cultural, em um processo de construção individual para o coletivo. O foco é na formação de indivíduos autônomos, críticos e responsáveis consigo mesmo e com o mundo, formando um cidadão universal.

O processo pedagógico na sua operacionalização reconhece a EQUIDADE, o direito de aprender a aprender, a fazer, a conviver e a ser, oportunizando a interação com as diferentes linguagens, recursos, ferramentas, espaços e diferentes saberes, alicerçados por duas grandes molas mestras: a humanização e a aprendizagem.

A prática pedagógica articula a bagagem pedagógica dos diferentes níveis de ensino tem a intencionalidade pedagógica através de um Currículo Articulado nas diferentes Áreas do Conhecimento e Projetos desenvolvidos nos diferentes Componentes Curriculares.

O Protagonismo Juvenil nesta fase está no desenvolvimento global em assumir uma visão singular, plural e integral com o sujeito de sua aprendizagem fazendo seu caminho através do protagonismo, apropriando-se dos diferentes saberes pelos conhecimentos, experiências, desafios, pesquisas, uso de diferentes linguagens para poder expressar seus sentimentos, fatos, novas ideias, suas críticas, enfim, ser proativo do seu próprio saber.

Segundo Edegar Morin, o Ensino deve favorecer a arte de agir, ou seja, não são os componentes curriculares que devem ser ensinados, mas, sim, os Sete Saberes para preparar o educando com solidez, com habilidades e competências cognitivas e socioemocionais:

  1. Ensinar para a condição humana;
  2. Educar para as cegueiras do conhecimento;
  3. Ter claro os princípios para um conhecimento pertinente;
  4. Ensinar a identidade terrena;
  5. Ensinar a compreensão;
  6. A ética do ser humano;
  7. Enfrentar as incertezas.

O segmento é a ação, ou seja, o fazer, é integrar de forma contextualizada dois grandes eixos de ação, relacionar teoria com a prática, a prática com a teoria. Abrir os diferentes horizontes, ver além dos muros da escola, olhar para os problemas externos, ser capaz de buscar, resolver os problemas, ir além da multi-trans-inter-intradisciplinaridade.

A proposta pedagógica visa auxiliar e orientar a ação partindo do que o educando já traz, mobilizar para os desafios, a busca do conhecimento científico em ações, comportamentos e atitudes que extrapolem a sala de aula.

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